quarta-feira, 30 de março de 2011

O prazer de Cozinhar e Degustar


Antes do sabor, já o aroma invade o ar, os olhos arregalam-se perante o manjar, a língua percorre os lábios com as papilas gustativas excitadas, sente-se a textura, ouve-se ceder sob o poder dos talheres e só depois… o paladar - doce, salgado, ácido ou amargo. Cozinhar, comunicar através da comida, degustar, implicam a utilização de todos os sentidos. Há muito erotismo latente nisto, não há?
“És o que comes”, diz o ditado - isso reflecte-se em todas as vertentes do ser.
Cozinhar é uma forma de expressão, o estado de espírito de quem cozinha reflecte-se no prato e em quem degusta.
Existem receitas, mas costuma sair melhor quando se experimenta bastante e se improvisa e se vai buscar inspiração aos lugares mais improváveis. É isso que faz a diferença entre um arrastar de tachos, um mero exercício técnico e uma obra-prima de saborear e chorar por mais.
Cozinhar não é muito diferente de Escrever – há que reunir os ingredientes, temperá-los, apurá-los. E degustar não é muito diferente de Ler – há que compreender e digerir, tirando o máximo prazer no processo.
A selecção cuidada dos ingredientes, a preparação, são toda uma antecipação do prazer que é comer. Mas por vezes são as coisas mais simples que dão maior gozo. Pode resultar lindamente algo que é feito no momento com as sobras do dia anterior e os temperos que existem no momento. Porque o mais importante de todos os ingredientes é o Amor que se põe no prato – é preciso colocar uma dose generosa para que fique perfeito. A magia acontece quando Amor e Sabor se fundem. Bem cozinhar é química elementar, pura magia alimentar. E degustar é muito mais que comer para satisfação de uma necessidade básica, é comer com todos os sentidos, para satisfazer o corpo e a alma!

imagem: frame do filme O fabuloso destino de Amélie

Leitura recomendada: “Como água para chocolate” de Laura Esquível (obrigatória para quem gosta de comida mexicana e/ou romances que fazem água na boca). Aconselha-se degustação de quadradinhos de chocolate preto para acompanhamento da leitura.

14 comentários:

tilida5ever design disse...

Mas agora vão começar a falar de culinária?

carpe vitam! disse...

Rosinha, não e a primeira vez, nem há-de ser a última!

Alien David Sousa disse...

Bem...a cozinha do meu planeta é completamente diferente da de este.Esta é a minha desculpa por ser uma miserável cozinheira :/

Saudações alienígenas

carpe vitam! disse...

já vem tudo feito? creio que seria mais fácil se só cozinhássemos quando nos apetecesse, se não existisse essa "obrigação" de alimentar o corpo. mas experimenta juntar amor e fazer a coisa com calma, em banho-maria, e depois diz-me se resulta ou não ;)

Mulherómem disse...

O blogues do gaijedo é que estão infestados disto, pá. É cup-cakes e dietas de verão por todo o lado. Mas agora que penso nisto, tens razao no que dizes. Eu cá nunca cozinho pra homens.

carpe vitam! disse...

pois, não costumo andar por esse tipo de blogues. e para mulheres, cozinhas?

Nanny disse...

Há poucas coisas tão sensuais como a comida... e é sempre tão bom comer com amigos ;-)

Beijinhos

Unknown disse...

Adoro cozinhar... Simplesmente adoro....
As misturas de cores que podem fazer-se, as mistura de sabores...
Gosto do improviso, de experimentar, saborear, dar a provar e ver a reacção da(s) outra(s) pessoa(s).
Cozinhar é um prazer absoluto. Requer gosto, prática e paciência.
Love it!

Assim como gosto muito de ser surpreendida :)

Beijinho em banho-maria, bem apurado...

Mulherómem disse...

Cozinho pra quem amo, e algumas mulheres fazem parte do clube:as minhas irmãs e algumas amigas.
Agora homens que quero levar para a cama, nem pensar. Encher-lhes o bucho só prejudica a performance.
(Engraçado que uma das minhas especialidades é o chilli mexicano.)

carpe vitam! disse...

Nanny, especialmente quando se tem amigos que cozinham melhor do que nós, é sempre uma boa aprendizagem ;)
Beijo gordo :D

pekenina, tu compreendes-me lindamente, é esse o espírito! Beijinho suculento para ti!

Mulherómen, e fazes tu muito bem! Há quem diga que os homens se conquistam pelo estômago, mas já vi que não és dessa opinião ;) Ummm, não aprecio muito picante, mais um pouco, no sítio certo, nunca fez mal a ninguém ;)

Rafeiro Perfumado disse...

Querem ver que como não sei cozinhar... ná, prefiro não pensar nisso!

tilida5ever design disse...

Fazem bem,tem tudo a ver*

carpe vitam! disse...

ó rafeiro, não saber cozinhar é a primeira condição para aprender a fazê-lo. depois isso nunca foi impeditivo de nada a não ser ter o prazer de o fazer ;)

carpe vitam! disse...

rosinha, andam por aí algumas receitas perdidas, um dia destes temos de as compilar. mas mais virão. deixo aqui uma, talvez te abra o apetite: http://provocame.blogspot.com/2009/11/ja-comeste-fruta-hoje.html
;)