Propomos aqui dois conceitos distintos e gostaríamos de saber se algum vos diz alguma coisa, se consegue o objectivo pretendido e no fundo, qual prefeririam ver num outdoor por aí:
[clicar para ampliar]
Esta campanha é meramente ilustrativa e totalmente fictícia. A foto da primeira proposta é nossa e a outra é da Getty Images. A foto de rua foi sacada daqui e o logo da LPCC foi surripiado do respetivo sítio.
30 comentários:
Isto é a opinião de uma Alien publicitária. Gosto mais da 1ª campanha, mas, esta nunca seria aprovada e digo-o por experiência. Se apresentassem estas duas campanhas à Liga Portuguesa contra o cancro, a 2ª campanha seria a escolhida. Estão engraçadas e não querendo parecer pretenciosa, acho que existe dentro de vocês uma 3ª campanha que é realmente: UAU! Era essa que gostaria de ver.
kissesalienígenas
A Alien, gosta das duas.
Tive de me dividir nesta ;)
Se a LPCC avançasse com a vossa 1ª sugestão, isso é que era de tomates! :O)
sim, acho interessante a opinião de alguém do ramo, em contraposição com o público-alvo. Claro que a escolha da LPCC não foi arbitrária, queríamos uma instituição suficientemente credível e conservadora. Mas veremos o que o público alvo pensa sobre o assunto, shall we?
besos y muchas gracias!
Então e se fosses tu a decidir, escolhias alguma?
Eu não tenho tomates :O) para avançar com a primeira. Excepto no meu blog, claro.
acho que estão as duas fantásticas...tendo em conta o público-alvo a escolha seria sem dúvida a segunda, não acredito que nenhuma instituição tivesse coragem de avançar com a primeira campanha.
por mim acho.a muito bem conseguida, realista, eficiente sem chocar só por chocar.
parabéns meninos pela iniciativa
Toque
O público-alvo seriam todos os indivíduos do sexo masculinos adolescentes e adultos jovens. O cancro manifesta-se a partir dos 15 anos até aos 35 - estamos a falar de uma faixa etária bastante jovem. Para além disso, todas as pessoas que se preocupam com eles e que os podem sensibilizar. tendo isto em conta, creio que uma campanha conservadora está fora de questão. Para além do que as instituições escolheriam (isso é fácil) gostaria de saber a opinião das pessoas. A primeira foto é feia, tem pêlo a mais?
Diria que o conceito está bem interessante, mas difícil de por em prática pois iria chocar muita gente. Daí ser mais fácil seguir a metáfora das bolas. Quanto à tua foto, acho que podia estar melhor (mais clara, menos sombras e com um angulo mais amplo), e claro, menos pelos.
Ok, mas o que eu quero saber é a tua opinião, não a das outras pessoas. Quando à foto, tens razão no que diz respeito ao ângulo e à luz, poderia estar muito melhor, mas os pêlos são propositados. Procurou-se o aspecto "natural" da coisa, para que a maior parte dos visados se possam de alguma forma identificar. Não era nossa intenção esteticizar demasiado, entendes? Sei que com pêlos são menos "comestíveis", mas queria saber até que ponto se poderiam "engolir"... ;P
Se a mensagem for acompanhada de uma boa imagem, tens a campanha feita. Como disse, gosto do conceito, mas a imagem não me convenceu.
Concordo. Por isso te pedi para fazeres parte do grupo de discussão, porque sei como és exigente com as imagens, especialmente nesta... "área" ;)
Ahahahaha! Estou a rir-me porque no meio da discussão, ninguém reparou na grande gralha de uma das headlines! Vou tratar disso.
Mas Toupeira, sabes que se quiseres abrilhantar a campanha com uma foto tua, estás à vontade ;)
Tss tss, o trabalho de proofing é crucial para qualquer edição gráfica! :P
tal como já tinha dito, tratam-se de meras propostas, nada de artes finais. sabes que isto de posar e fotografar ao mesmo tempo tem que se lhe diga. e depois, meu caro, estás mais que escolhido e aprovado! ;P
Desconfio que isto é a vingança das mulheres pelas mamografias, vocês querem é que nos façam algo do género, uma tomatografia!
CARPE
Eu cheguei a ir à ABRAÇO, com uma campanha extremamente inofensiva visualmente e que foi recusasa de IMEDIATO. E como sabes a ABRAÇO já teve campanhas bastante arrojadas,o problema são as mentalidades, o problema do cliente é que esta seja ofensiva para os consumidores.
A campanha apresentada era tão simples como isto: fundo todo branco com imensos coelhos aglumerados ( sem fazerem nada de ofensivo). O headline era algo do género : FAZ COMO ELES, FAZ TANTO QUANTO ELES, MAS USA SEMPRE PRESERVERATIVO.
Uma das senhoras questionou-me se estava a chamar de coelhos ao público alvo lol
Quando sai de lá nem queria acreditar em tudo o que ouvi. Voltei a fazer , mais tarde, para a Abraço outro anúncio este mais complicado de explicar, mas simples de entender...talvez em 2020 ele saia cá para fora.
Quando disse que vocês têm uma 3ª campanha que é UAU!, não era para diminuir estas duas mas para vos motivar a apresentarem uma 3ª. Infelizmente ando sem tempo, mas se o encontrar quem sabe se não entro ( por iniciativa própria LOL ) nesta iniciativa.
kissesalienígenas
p.s adoro-vos por este blog. Trás frescura à blogosfera.
Alienita, na boa, isto é apenas uma brincadeira. Nenhuma organização, governamental ou não, vai gastar dinheiro a fazer outdoors sobre este assunto. Há quem afirme que tem que ver com a estética, mas a principal razão, tem mais que ver com a fraca ocorrência (felizmente!) destes casos e a taxa de mortalidade também é muito baixa, mas mesmo muito baixa, em comparação com o cancro da mama.
Em relação à tua campanha dos coelhos, posso dizer-te que a Durex fez isto muito mais óbvio e com sucesso. a diferença, é que eles introduziram o factor cómico. E aquele trio é pura e simplesmente irresistível. eu sinceramente prefiro a demora e qualidade à quantidade e rapidez dos coelhos, mas isso sou eu ;)
Quanto à outra tua campanha, fiquei com curiosidade, não queres desvendar um bocadinho? Manda para o mail se não o puderes fazer publicamente, juro que não faço espionagem! ;P
p.s likewise. o teu, além de frescura tem loucura!
Creio que a primeira, infelizmente, já mais seria aceite.
A segunda sim,... que não é menos boa,...mas de facto não tem o efeito da primeira.
Infelizmente,...neste país é habito,...ser quem não sabe, nem percebe do assunto,...decidir o que pode ou não pode ser apresentado. Possivelmente isso explica como o estado, chegou ao estado em que se encontra,...mas isso já são outras conversas, parcialmente aplicáveis a este tema.
Se me permitem utilizar ideias e observações de outros intervenientes deste espaço,... nomeadamente do;
oToupeiraX; "Quanto à tua foto, acho que podia estar melhor (mais clara, menos sombras e com um ângulo mais amplo), e claro, menos pelos."
E
Rafeiro Perfumado; "Desconfio que isto é a vingança das mulheres pelas mamografias, vocês querem é que nos façam algo do género, uma tomatografia!"
Chego a seguinte ideia,... Uma foto, com maior ângulo,...mas do tipo radiografia.
Em que se via a mão em radiografia (ossos),...a segurar os testículos,...também em radiografia,...onde num dos testículos,...aparece uma manha,..vermelha,...uma foto preta e branca.
Obtém-se ângulo e contrasto,...mantém-se a ideia da primeira foto,...que choca menos,...pois a mesma esta dissimulada,...por ser uma radiografia. E foca a presença na mancha vermelha que representava um nodulo suspeito.
Que dizem?
Volto a dizer que me interessa muito mais a opinião de cada pessoa do que o que seria ou não aceite.
a tua ideia... é uma ideia. graficamente bem trabalhada e com o slogan apropriado até poderia resultar, mas esse não é o ponto que eu queria focar.
A conclusão que chego é que os pêlos, mais que os tomates, são inestéticos para a maioria das pessoas. Tomates sem pêlos são definitivamente mais fáceis de engolir...
A minha opinião é que gosto da publicidade !
Francamente gosto muito dos 2, por mim colocava-os sequenciais, primeiro o das bolas e a seguir os "reais" ;-)
Até porque dá uma leitura muito boa da mensagem... isto sou eu, que tenho a mania que estudei publicidade, sei lá!
:-)***
Estão as duas muito boas... Tenho muita pena que não haja mais promoção aos auto-exames e à saúde. E a maioria da publicidade é sempre feita "com todos os cuidados"...
Ok, mas apesar de nenhuma ser perfeita, qual delas preferes? Qual delas cumpre (melhor) o objectivo? Levaram-te a tomar alguma acção, a procurar alguma informação, a fazer alguma espécie de auto-exame? é isso que me interessa saber.
olá! sim, parece-me uma boa ideia ;)
Tendo em conta a faixa etária visada, acho que faz sentido apostar em alguma coisa arrojada. mas isto sou só eu e este não é nem de perto nem de longe, uma questão prioritária no campo da saúde, nem sequer foi isso que nos motivou a trabalhar no tema. foi apenas pelo puro gozo de expor tomates num cartaz. ahahaahahhaha! Se isso ajudar a sensibilizar alguém para o problema, tanto melhor!
Carpe
Vou ver o vídeo de imediato. Quanto à 2ªcampanha para a Abraço, desculpa mas como não saiu para a rua não a posso mostrar. É uma regra de ouro nossa, não quer dizer que desconfie de ti, mas...é por demais arricado mostrar uma ideia a alguém que não esteja neste mundo . Nunca se sabe quem anda a espreitar pelo buraco da fechadura ;)
Beijinhosalienígenas
é verdade, já vi o piloto do Touch, aquilo promete! ;)
Compreendo perfeitamente. Então peço-te apenas que avises quando sair cá pra fora. e se for possível, para divulgarmos aqui, ok?
Bj
Ainda a propósito, deparei-me com esta tira de BD: http://www.dilbert.com/blog/entry/the_one_that_didnt_get_published/
Ahahahahahahah! Curioso o facto de o editor a ter rejeitado, não?
Por falar em iogurtar... parece que afinal não é tão original assim: http://www.portugalio.com/iogurtar/
Enviar um comentário