segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O Prazer de Yogar




Yoga é um universo que ando a descobrir. Uma filosofia que se pode praticar no dia a dia, envolvendo a mente e o corpo. Originária da Índia há mais de 5000 anos, tem raízes na língua sânscrita e significa controlar, unir.


Eu já tinha tido alguns contatos com esta disciplina em aulas de grupo ao ar livre e lembro-me de exercícios que me pareciam tão fáceis e simples, na verdade exigiam bastante equilíbrio, força e agilidade, tanto que no dia seguinte ficava com o corpo todo dorido.


Comecei entretanto a pesquisar e a praticar com regularidade com objetivo de perder peso. Pode parecer disparatado, mas a verdade é que experimentei e gostei. Acelera realmente o metabolismo, melhora a postura, contribui ativamente para o meu bem-estar. E havendo algum cuidado com a alimentação, resulta! Encontrei uma "guru" no youtube e fui explorando os seus vídeos e praticando com afinco. Há um que gosto particularmente e que fui vendo e praticando até saber de cor todas as frases e movimentos e incorporar outras posições de outros vídeos para criar o meu treino personalizado. Admiro bastante a postura desta Sadie Nardini. Uma yogi rocker muito castiça!
Claro que no início não é fácil, desequilibrei-me algumas vezes, doeram-me músculos que eu nem suspeitava que tinha, mas com o passar do tempo fui notando substanciais melhorias no equilíbrio, flexibilidade, força, e resistência. Sim, esta última surpreendeu-me bastante, mas a verdade é que notei bem a diferença no caminhar, andar de bicicleta, nadar… todo o tipo de atividade física. Aprendi a respirar de uma forma mais focada e otimizada que faz toda a diferença.Ao princípio, mal conseguia tocar com as pontas dos dedos no chão, com as pernas direitas, passados alguns meses, consigo assentar a palma da mão, atar os atacadores das sapatilhas sem dobrar os joelhos. Deitada, consigo tocar com os pés no chão atrás da cabeça e outras proezas de flexibilidade que só conseguia fazer quando era criança. Ainda não consigo sentar-me na posição de lótus com os dois pés para cima, como na imagem, mas hei-de lá chegar.


Agora no verão quando o calor excessivo não convida ao exercício, espero pelo tempo fresco da noite e vou lá para fora com o meu tapete, a água e a vela de citronela para afastar os insetos, ponho uma musiquinha e vou exercitando ao sabor da brisa fresquinha. Gosto muito de desportos de ar livre, e sabe mesmo bem exercitar yoga junto ao mar (se bem que algumas posições sejam dificultadas pela areia) ou praia fluvial ao pôr-do-sol. Ainda não experimentei mas espero fazer brevemente stand up paddle yoga, juntar duas coisas que me dão muito prazer!


Ainda sou muito ignorante na matéria, mas estou encantada com as descobertas que vou fazendo. Muito interessante a ligação entre yoga e meditação. Quando estou a fazer os exercícios e me concentro na respiração, sinto que estou a meditar. E quando estou a fazer outro tipo de exercícios físicos e o fôlego começa a esvair-se, concentro-me na respiração de yoga e sinto a minha energia a renovar. Também no sexo notei a diferença, posições que exigem mais flexibilidade e que dantes eram desconfortáveis, são agora possíveis e o treino de respiração também ajuda na resistência e consequente prolongamento da atividade sexual.

Existem exercícios específicos de yoga para os mais variados fins, já experimentei para adormecer,
reduzir o stress, para dores de cabeça… desde que pratico com regularidade, não voltei a ter enxaquecas. No fundo, promovem comprovadamente o bem-estar físico e mental. Admiro bastante a estética, a calma e a graciosidade que esta prática comunica. Os praticantes experientes transmitem imensa paz, gosto da forma com ligam todas as posições e movimentos num todo fluído, como se fosse uma dança.calma e profunda,que expressa a paz que vem de dentro. Os resultados dependem claramente da dedicação e persistência, vale a pena experimentar!

6 comentários:

Ser. Como. Agua disse...

Por acaso, já me senti varias vezes tentado em experimentar yoga.
Gosto da ideia, de conseguir relaxar física e espiritualmente.
Aumentar o autocontrole e consciência. E tornar me alem de tonificado, mais flexível. Creio que me ajudaria na minha pratica de desportos náuticos, já que me permitia manter melhor a calma, controlar melhor a ansiedade, respiração, e o batimento cardíaco. E por fim aumentar as minhas prestações e o meu rendimento nesses desportos.
Pois acredito quem esta mais consciente de si e das suas capacidades, esta mais confiante, e como consequência mais relaxado. E quem esta mais de descontraído, alem de conseguir desfrutar melhor daquilo que faz, consegue o fazer melhor, com melhores resultados.

carpe vitam! disse...

Sim, nada como experimentar. Pode ser desconfortável no início, mas com calma e persistência, creio que compensa! Depois diz o que achaste da experiência ;)

Anónimo disse...

boltaste?
ou fui eu que não te bi?
boas!

yogiza-te!
fazer bem

:)

carpe vitam! disse...

Yep, I'm back :) És um gajo munto atento, vês-me :)
E sim, yogar é booom! :D

goti disse...

...definitivamente isso não é para mim. É tudo muito lento e eu ando a mil, deixa[me] mais frustrada[risos].
Beijo doce

carpe vitam! disse...

Certamente não será para toda a gente, mas creio ser especialmente indicado para quem não tem tempo para andar devagar :)